Cidadania digital


    
   Com o passar do tempo as plataformas digitais são cada vez mais utilizadas o que que tornou o termo cidadania digital mais usual na sociedade.

   Cidadania digital-é a forma responsável como as pessoas utilizam as tecnologias.

    Para a complementação do termo acima referido foram criados subtemas como:
  • Etiqueta digital;
  • Comunicação digital;
  • Literacia digital;
  • Acesso digital;
  • Comercio digital;
  • Lei digital;
  • Direito e responsabilidade digital;
  • Saúde e bem estar digital; 
  • Segurança digital.   


       Etiqueta digital ou netiqueta é a criação de regras de bom comportamento e de conduta a nível tecnológico em qualquer sitio e hora do dia.

     A comunicação digital é uma função muito importante que ajuda a população a comunicar entre si apesar de muitas pessoas não saberem trabalhas com as novas tecnologias como por exemplo idosos ou pessoas analfabetas o que pode fazer com que estas pessoas façam más escolhas nas redes sociais que lhes podem trazer muitos problemas.


     Literacia digital é considerada como alfabetização digital isto é  a possibilidade de conseguir aprender facilmente  outras línguas e melhorar a escrita de cada pessoa e a existência de vídeos e áudios o torna ainda mais fácil.

     Acesso digital é a permissão do uso das tecnologias eletrónicas a qualquer pessoa independentemente da sua condição física ou psicológica, apesar de ser fácil o acesso nem toda a gente tem as mesmas possibilidades. As  dificuldades monetárias que não permite a toda a gente o acesso digital cria divergências entre a população e por vezes ate leva á exclusão social e por causa dessas dificuldades faz com que não haja um crescimento da integração e alfabetização da população.

   Nos nossos dias é cada vez mais usual e prático a utilização da Internet para o pagamento de contas ou ate mesmo fazer compras sem ter de sair de casa, isto é o comercio digital, mas também é  necessário  ter conhecimento dos direitos e deveres dos usuários porque existem muitos sites fraudulentos aos quais não devemos fornecer nenhuns dados pessoais pois podem usa los e causar problemas ás pessoas no futuro.

    A lei digital é como um tribunal faz a divisão entre o que é legal e ilegal (pirataria de filmes) na Internet  e  cria também as restrições de idade para certas coisas  como pornografia.

   A saúde e bem estar digital são as medidas que cada pessoa toma durante o uso das tecnologias de moda a que ninguém saia prejudicado mas no seu total bem estar e saúde psicológica e física por isso é que é cada vez mais necessário criar projetos que possam ensinar os cidadãos a viver em harmonia e sociedade sem a existência de criticas.
   
    A  segurança digital é mais do que confiança pois é necessário criar medidas de proteção contra hackers e uma dessas medidas é  a criação de copias das informações mais importantes que temos nos nossos dispositivos tecnológicos.

   O direito e responsabilidade digital é a privacidade e liberdade de expressão mas a nossa liberdade deve acabar quando começa a dos outros mas para alem dos direitos referidos também se deve ter cuidado no uso das tecnologias em tudo o que fazemos no dia a dia.
      
  Depois de tudo o que foi dito a cima tenham cuidado com as redes sociais e espero que esta publicação ajude para vos abrir os olhos já que as tecnologias têm vindo a deixar as pessoas dependentes é necessário perceber o papel de cada um na sociedade de modo que respeitem os direitos e deveres digitais para acabar  por exemplo com fraudes.




https://www.facebook.com/Programa-Cidadania-Digital-1165646493503643/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

App Inventor

Imagem e cor