Formatos de imagens

 
       Compreensão de imagens- é a aplicação de compreensão de dados em imagens digitais, com o objetivo de reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. 
      
      A compreensão pode ser com perda ou sem perda de dados.  

     Compreensão de imagens com perda de dados- é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade. Sendo o formato de ficheiro JPEG  parte deste tipo de compreensão. 

          - JPEG: O grau de compactação pode ser ajustado, permitindo uma troca selecionável entre o tamanho do armazenamento e a qualidade da imagem e normalmente atinge a compactação 10: 1 com pouca perda percetível na qualidade da imagem e é um formato de imagem de bitmap.

      Compreensão de imagens sem perda de dados- é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes por exemplo para um médico quanto às radiografias. Os formatos de ficheiro de imagem como por exemplo o PNG,  o TIFF e o GIF.

         - PNG: é uma sigla para Portable Network Graphics e é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF. Este formato permite comprimir as imagens sem que estas percam qualidade e retirar o fundo das mesmas através do uso do canal alfa. 
        O canal alfa é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação. É um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para serem reutilizadas.
 

        - TIFF: é uma abreviatura de Tagged Image File Format e  é um formato de arquivo de computador para armazenar imagens gráficas raster , populares entre os artistas gráficos, a indústria editorial, e os fotógrafos. Este formato de ficheiro de imagem é amplamente suportado por digitalização , fax , processamento de texto , reconhecimento óptico de caracteres , manipulação de imagens,e aplicativos de layout de página e foi criado pela Aldus Corporation.
 

        - GIF: é uma abreviatura para Graphics Interchange Format e é um formato de imagem de bitmap. Este formato suporta até 8 bits por pixel por imagem, permitindo que uma única imagem faça referência à sua própria paleta com 256 cores diferentes escolhidas do espaço de cores RGB, suporta também  animações. As limitações de paleta tornam o GIF menos apropriado para reproduzir fotografias coloridas e outras imagens com gradientes de cor.




  
     Para além dos formatos de ficheiro de imagem referidos acima existem mais tipos de ficheiros de imagem bitmap, ou seja é um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada ,como por exemplo:

       - BMP: é o formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão.  



      - PDF: é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los, este pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.
 



    Existe também outro tipo de formato de ficheiro, o programa de imagem vetorial, isto é, tem como base fórmulas matemáticas. Dentro deste tipo existem vários formatos de ficheiro entre os quais o CDR.













https://avatarnewyork.com/blog/4-different-image-formats-and-when-use-them https://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_Document_Format https://pt.wikipedia.org/wiki/PNG https://en.wikipedia.org/wiki/GIF https://en.wikipedia.org/wiki/JPEG
https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_de_imagens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

App Inventor

Imagem e cor